O Sindicato dos Oficiais de Justiça de Pernambuco (Sindojus PE) realizou, nesta semana, uma reunião estratégica para discutir a implantação do Núcleo de Informações Estratégicas e Cumprimento de Ordens Judiciais (NIOJ) Maria da Penha em cidades da Região Metropolitana do Recife.
O encontro foi conduzido pelo diretor administrativo do Sindojus e coordenador do NIOJ Marco Albuquerque, e contou com a presença do vice-presidente, Gláucio Angelim, além dos Oficiais de Justiça Cecília Brito, Eduardo Cesar, Fábio Lima, Carlos Junior, Silvana, Rafaela Costa e Silvana de Sena. O objetivo foi colher sugestões para a estruturação do núcleo, com base na experiência bem-sucedida da unidade em Caruaru, onde o projeto reduziu em 75% os casos de feminicídio.
Criado pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) em parceria com diversas instituições, o NIOJ tem se mostrado uma ferramenta fundamental no enfrentamento à violência doméstica. O modelo prevê um atendimento completo às vítimas, desde o cumprimento ágil das Medidas Protetivas de Urgência (MPUs) até acompanhamento psicológico e capacitação profissional para incentivar a independência financeira das mulheres.
O Sindojus PE reforça seu compromisso com a implantação, continuidade e expansão do NIOJ na Região Metropolitana, reconhecendo a importância desse projeto para a segurança das mulheres e para o fortalecimento da atuação dos Oficiais de Justiça no cumprimento das Medidas Protetivas de Urgência. A participação ativa da categoria é fundamental para garantir a eficácia das ordens judiciais e contribuir para a redução da violência doméstica, reafirmando o papel essencial dos Oficiais de Justiça na defesa dos direitos e na proteção das vítimas.
🔗 Acompanhe mais novidades sobre o NIOJ e a atuação do Sindojus PE em nossas redes sociais!