Tentativa de Homicídio contra Oficial de Justiça do TJPE

SindojusPE Celebra Nomeação de 26 Novos Oficiais de Justiça no TJPE
29 de janeiro de 2024
Projeto inédito do TJPE oferece mais proteção para mulheres vítimas de violência doméstica
28 de fevereiro de 2024

⚠️Tentativa de Homicídio contra Oficial de Justiça do TJPE.⚠️

SINDOJUS-PE e autoridades se mobilizam.

O Oficial de Justiça Aridânio de Azevedo Araújo foi alvo de violência, enquanto cumpria uma ordem judicial, durante uma intimação ao autuado Lourival José Filho, conhecido como Lourin. Ao tentar cumprir o mandado judicial, o representante da justiça foi desacatado, ameaçado e perseguido pelo citado, armado com uma faca-peixeira. O agressor ainda furou os quatro pneus do veículo do oficial.

Segundo o Boletim de Ocorrência, o fato aconteceu na sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024, quando Aridânio foi ao Sítio Caldeirão, zona rural do município de Cedro, cumprir o seu dever profissional. Lá, ao tentar cumprir a intimação, o autuado recusou-se a recebê-la e tornou-se violento. Lourival José Filho ameaçou o Oficial de Justiça de morte, empunhou uma faca-peixeira e partiu para cima dele, forçando Aridânio a correr em busca de proteção. Desesperado, Aridânio procurou refúgio na vizinhança enquanto o autuado, ainda munido da faca, danificava os pneus do veículo do oficial. O episódio de violência só cessou com a intervenção da polícia, que deteve o agressor e o conduziu à Delegacia Regional de Salgueiro. Lourival José Filho, foi preso em flagrante, passou por audiência de Custódia, na manhã seguinte, na qual o juiz Carlos Eduardo das Neves Matias, converteu a ação em prisão preventiva. O agressor foi encaminhado ao presídio de Salgueiro.
Em meio à comoção e indignação diante do ocorrido, o Sindicato dos Oficiais de Justiça de Pernambuco (SINDOJUS-PE) entrou em ação. Nosso vice presidente Gláucio Angelim esteve in loco na delegacia de Salgueiro, junto com os oficiais Sandro Romero e Edvaldo Ferreira, para dar apoio ao colega Aridânio. Também foi muito importante a pronta atuação da Polícia Militar neste ocorrido.

O presidente Roberto Soto do Sindojus destacou a importância da atuação do sindicato em casos como esse:

"Sindicato como primeira atitude já noticia o fato à presidência do Tribunal de Justiça e à Assessoria Policial do TJPE. O Presidente do TJPE manteve contato o tempo todo com o Sindojus-PE e acompanhou o desenrolar dos acontecimentos, de forma que mais uma vez agradecemos a atenção prestada. Quando necessário, o Tribunal também disponibiliza suporte de assistência social e psicólogo. O TJ nos dá todo o suporte institucional nesses casos"

afirmou o presidente.

O Sindojus-PE seguirá acompanhando de perto o desenrolar do ocorrido, dando todo o apoio ao Oficial de Justiça Aridânio de Azevedo Araújo, bem como estará atento para que o criminoso seja devidamente responsabilizado por seus atos.

Diretoria do Sindojus-PE.